segunda-feira

O Imperador IIII




Clique aqui para ver essa carta em outros baralhos
.

O IMPERADOR

Cavalgo nos vales sob sol forte
à minha volta tudo uiva e venta
Um majestoso palácio ao norte
sob quatro colunas se sustenta

À porta uma esfinge me aguarda
pousa sobre mim seu fitar
Sobre os quatro caminhos do homem levanta as asas:
“Qual deles escolherás?”

Leste, Oeste, Norte, Sul...
para onde me virar?
Tortuosos são os caminhos, e nus
No final voltam ao mesmo lugar

“Escolho o caminho dos anjos”
Um tremor de terra ecoa em resposta
em brasas se fundem dos caminhos os escombros
sorriso enigmático a esfinge solta

Sigo o caminho à cavalo
enfim chego ao salão do rei
E lá o vejo, com cetro e coroa no alto
ao redor um poder que não mais verei
Seu trono brilha; de diamante é forjado

Aos seus pés os quatro animais sagrados
na minha alma sinto seus olhos a brandir
Os quatro elementos mostram suas faces e indagam:
“Que fazes aqui?”

O imperador ergue seu báculo:
os animais se recolhem e os elementos se calam
À direita me aponta uma cruz em aço;
minha miséria e sina se encontram e se esbarram

Aos meus ombros, a cruz é de chumbo
minhas pernas não me querem obedecer
Passo a passo, o sangue brota profundo
tão longo caminho a percorrer!

Suor e lágrimas estou a verter
só eu e a cruz, sozinhos no mundo
Em meu interior, um vazio que nada pode preencher

Afinal o cume é o fim
e a cruz é de fogo; é espada
Mergulho no oceano que carrego dentro de mim
em oração me encontram anjos à alvorada...

Nenhum comentário: